Utilização do Epoch com Placa Take3

Script:

Os laboratórios de hoje em dia estão em busca de maneiras de utilizar menor volume de reagentes e amostras, e ao mesmo tempo aumentar o rendimento e eficiência, além de reduzir custos. Iremos demonstrar o uso da Placa Take3 de Microvolumes da BioTek, em conjunto com o espectrofotômetro de microplacas Epoch, para quantificar múltiplas amostras de DNA simultaneamente, com apenas 2 µL de amostra.

A Placa Take3 da BioTek possui um design simples mas inovador, para leitura de várias amostras em microvolumes, especialmente útil para quantificação direta de ácidos nucléicos e proteínas. A Placa Take3 possui duas lâminas de quartzo especialmente projetadas, presas ao suporte por ímãs. A lâmina da base é recoberta com teflon, para formar 16 posições com 2mm de diâmetro. Essas posições, chamadas de “microspots”, tem o tamanho ideal para pipetar 2 µL de amostras.

Quando a tampa da Take3 é fechada, as amostras são comprimidas entre as lâminas superior e inferior, formando um passo óptico nominal de 0,5mm em cada microspot. A absorbância das amostras na Placa Take3 pode ser lida em qualquer leitora da BioTek com tecnologia de monocromador. Os passos ópticos fixos da Placa permitem rápidos cálculos de concentrações, com base no padrão conhecido de 1cm de passo óptico.

Nós usaremos a Placa Take3 com o Epoch, um leitor de microplacas compacto que trabalha em qualquer comprimento de onda desde 200 até 999nm. Protocolos pré-programados no software Gen5 tornam simples escolher entre os tipos de amostras e rapidamente obter e calcular os dados da Placa Take3. Nós usaremos uma micropipeta de 8 canais, para pipetar brancos e amostras de DNA na Placa Take3. Abra uma sessão Take3 no Gen5, e selecione o tipo de amostra, DNA dupla fita ou fita simples.

Nós usamos amostras de DNA dupla fita, cada um com seu próprio branco de tampão, então todos os microspots contêm brancos.

Depois da leitura dos brancos, a Placa Take3 é removida, e os brancos são limpos das lâminas superior e inferior, utilizando lenços de laboratório. A seguir, pipete as amostras nos microspots. Selecione as 16 posições, e leia a placa. Os resultados são calculados automaticamente, e exportados para uma planilha de Excel. Dados brutos e calculados são mostrados, bem como as informações dos brancos.

Você pode ver que, usando a Placa Take3, a quantificação de amostras de 2µL fica rápida, fácil e precisa. A Placa Take3 e o leitor Epoch, juntos, fornecem grande flexibilidade para todas as aplicações de seu laboratório, desde quantificação de pequenos volumes de ácidos nucléicos, ensaios de biologia molecular e análises em placas de 96 poços.

link